Domingo, 20 de Abril de 2025
21°C 36°C
Canavieira, PI
Publicidade

Educação Municipal promove formação sobre educação para as relações étnico-raciais para servidores em Canavieira

“Saberes necessários à efetivação da educação para as relações étnico-raciais

Redação
Por: Redação Fonte: Vanilson Medeiros
12/04/2025 às 16h04 Atualizada em 14/04/2025 às 06h45
Educação Municipal promove formação sobre educação para as relações étnico-raciais para servidores em Canavieira

A manhã de sábado 12.04.2025 foi marcada por um momento de grande relevância para a educação no município de Canavieira. A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação voltada aos servidores da rede municipal com o tema “Saberes necessários à efetivação da educação para as relações étnico-raciais”. O encontro aconteceu na área aberta do Complexo Escolar José Donato de Araújo e Dr. João Martins de Araújo.

A iniciativa teve como objetivo central sensibilizar e capacitar os profissionais da educação para práticas pedagógicas que valorizem a diversidade cultural, com foco nas relações étnico-raciais. A programação incluiu a contextualização das políticas públicas voltadas para esta área, bem como oficinas interativas que abordaram temas importantes como a trajetória e origem de personalidades indígenas , tanto no mercado de trabalho, posição social , cultural, artística , politica no Brasil e a confecção de bonecas abayomi — símbolo de resistência e ancestralidade africana.

Professora leiane Leandro durante formação em Canavieira-Piaui

A formação foi conduzida pela professora Leiane Leandro, mestre em Educação e Práticas Educativas pela UFMA, especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pelo IFMA e em Docência com ênfase na Educação Especial Inclusiva pelo IFMG. A sua sólida formação e domínio do tema conferiram à atividade um caráter aprofundado e inspirador.

O evento contou ainda com a presença da secretária municipal de Educação, Luiza Maria de Albuquerque, da coordenadora de Educação, Joseane Rodrigues, e do supervisor de ensino, João Batista Tomaz.

Para os professores, a formação trouxe uma abordagem inédita e transformadora. "Foi algo inovador, nunca antes trabalhado com os servidores. A participação ativa e o envolvimento dos profissionais mostraram que a temática é urgente e necessária", comentou a formadora Leiane Leandro..

A ação foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram o impacto positivo das oficinas e a importância de dar continuidade a estas iniciativas que promovem uma educação mais inclusiva, plural e consciente.

 

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias