A equipe da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece) da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) recebeu, nessa segunda-feira (1º), quarenta professores em formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). O objetivo da visita foi conhecer a sala, as plataformas e, a partir de então, direcionar estudantes dentro da sala de aula sobre os conteúdos da climatologia e as possibilidades futuras de visitas técnicas à Sampece.
Os professores, divididos em duas turmas de 20, em dois turnos, conheceram a estrutura do prédio, as metodologias de coleta de dados hidrometeorológicos, as diversas plataformas disponibilizadas pelas instituições nacionais parceiras e os produtos gerados a partir da análise de dados coletados.
Segundo a coordenadora da sala e climatologista da Semarh, Sara Cardoso, as visitas são importantes para estimular a interpretação dos dados gerados para futuras pesquisas acadêmicas.
"Abrir as portas da Semarh para instituições de ensino possibilita desenvolver parcerias colaborativas de pesquisas com o tema da hidrometeorologia e apresentar aos estudantes em processo de formação a importância dos diversos dados gerados para o apoio ao desenvolvimento de politicas públicas para a população em geral”, ressalta a coordenadora.
A Sala de Monitoramento está apta a receber estudantes e professores para visitas técnicas, para isso, os interessados devem enviar ofício para o e-mail [email protected] indicando a data e horário da visita.
Mín. 25° Máx. 40°