O Piauí ganhou destaque internacional com seu projeto de ensino de Inteligência Artificial (IA) nas escolas públicas estaduais. A iniciativa capacita alunos e professores no uso de IA aplicada à educação, preparando os jovens para os desafios do mercado digital. As aulas estão sendo inseridas na grade curricular como disciplina optativa para estudantes do Ensino Médio e o conteúdo abrange desde conceitos básicos até aplicações práticas, incentivando o uso de tecnologias e metodologias ativas de aprendizado. Essa formação tecnológica encontra um campo prático ideal na Copa Colegial de Empreendedorismo®, uma das maiores competições educacionais do Brasil voltada para a criação de soluções inovadoras.
Idealizada por Roberto Miranda, fundador e reitor da Faculdade Roberto Miranda (URM), a Copa tem como objetivo fomentar o espírito empreendedor entre estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. É um projeto contínuo que, em seu segundo ciclo em 2025, busca impactar mais de 300 mil jovens, ampliando significativamente o alcance registrado em 2024, quando 118.342 estudantes participaram e 1.400 projetos foram inscritos.
O projeto oferece uma trilha de aprendizado que inclui videoaulas e materiais instrucionais sobre empreendedorismo, Inteligência Artificial e produção audiovisual, preparando os jovens para criarem soluções disruptivas e apresentá-las de forma profissional ao mercado. Com a ampliação das iniciativas de IA nas escolas, eventos como a Copa Colegial de Empreendedorismo® tornam-se necessários para conectar os jovens ao futuro do empreendedorismo, para criar empresas disruptivas e que vão atender às necessidades de um mundo em constante transformação. A competição oferece um ambiente prático onde os estudantes podem transformar conhecimento em inovação, desenvolvendo habilidades essenciais para os desafios do século XXI.
A Copa Colegial de Empreendedorismo® se consolida na educação empreendedora do país, conectando tecnologia e inovação ao ensino. Para mais informações sobre como participar, acesse o link.