Sábado, 15 de Março de 2025
21°C 37°C
Canavieira, PI
Publicidade

Bombeiros resgatam filhotes e ovos de tartarugas marinhas no litoral piauiense

A mesma equipe, em ação conjunta com o Instituto Tartarugas do Delta, transferiu-se para Pedra do Sal. Lá, auxiliaram na proteção de 118 ovos de ta...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
10/03/2025 às 18h58 Atualizada em 10/03/2025 às 21h12
Bombeiros resgatam filhotes e ovos de tartarugas marinhas no litoral piauiense
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI) realizou, no final de semana, duas operações de resgate nas praias da Pedra do Sal, em Parnaíba, e Atalaia, em Luís Correia, no litoral do Piauí.

Em Atalaia, uma equipe do 3º Grupamento de Bombeiros (3ºGBM), durante ronda de rotina, encontrou um filhote de tartaruga marinha desorientado na areia. O sargento Jesifiel detalhou o resgate: “O filhote se arrastava para o lado oposto ao mar. Capturamos o animal com cuidado e o devolvemos à linha da maré, seu habitat natural”, disse.

 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

A mesma equipe, em ação conjunta com o Instituto Tartarugas do Delta, transferiu-se para Pedra do Sal. Lá, auxiliaram na proteção de 118 ovos de tartaruga marinha, ameaçados pela intensa movimentação de banhistas e veículos. A ação incluiu a contagem dos ovos e a demarcação de ninhos seguros.

“Estamos sempre prontos para emergências, e a preservação ambiental é um dever de todos. Seja biólogo, bombeiro ou turista, a proteção do meio ambiente é responsabilidade da sociedade”, enfatizou o tenente-coronel Cristhian, comandante do 3ºGBM.

 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Principais ações nas demais praias do litoral

Além da operação na Praia Pedra do Sal, o CBMEPI esteve presente em outras praias do litoral piauiense, realizando diversas ações preventivas e de resgate.

Na Praia de Atalaia, os bombeiros militares intensificaram o monitoramento das condições do mar e realizaram atendimentos a emergências, garantindo a segurança dos banhistas. Já na Lagoa do Portinho, a equipe demarcou áreas seguras para banho e distribuiu orientações educativas sobre os riscos aquáticos.

 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias