A estudante Sara Gabrielly Rodrigues Guimarães, aluna do 2º ano do curso de Marketing Digital do CETI Mariano José Roberto, em Canavieira, região centro-sul do Piauí, foi classificada para a terceira fase da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA).
Na primeira fase da competição, 61 alunos da escola foram inscritos, dos quais 11 avançaram para a segunda fase. Agora, Sara Gabrielly se destaca como a única representante de Canavieira a avançar para a terceira etapa. No total, mais de 22 mil estudantes da rede Seduc participaram da segunda fase da ONIA, que foi encerrada no dia 15 de fevereiro.
A terceira fase ocorrerá entre os dias 10 e 17 de março e consistirá em uma tarefa prática utilizando ferramentas que se enquadrem dentro do espectro da Inteligência Artificial.
O diretor do CETI Mariano José Roberto, Gilvan de Sousa Sá, enfatizou a importância da participação dos alunos na ONIA, ressaltando que isso fortalece a imagem da escola como um centro de conhecimento e preparação para o futuro. Já o professor de Inteligência Artificial, Vanilson Medeiros, que tem acompanhado e orientado os alunos, destacou a evolução dos estudantes e a expectativa de colheita de bons resultados no futuro.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, já havia destacado anteriormente a participação expressiva dos alunos da rede estadual na 1ª ONIA como reflexo da revolução tecnológica e educacional no Piauí. Segundo ele, a Olimpíada é uma oportunidade para que os estudantes se aproximem de um dos campos mais inovadores e promissores da tecnologia, contribuindo para a formação de futuros especialistas e líderes em Inteligência Artificial.
Sobre a competição
A 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA) é uma competição de alcance nacional que busca promover o conhecimento e a inovação em Inteligência Artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a desenvolverem suas habilidades nessa área. A iniciativa é organizada por três instituições: EduSpace, Hub de Inovação em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Pelotas (H2IA/UFPel) e o Instituto de Inteligência Artificial em colaboração com o Laboratório Nacional de Computação Científica (IIA/LNCC).
A competição conta com quatro fases, que incluem desafios teóricos e práticos. A ONIA contempla estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de uma categoria especial para participantes fora dessa faixa etária. Todos os competidores receberão certificados digitais e os melhores classificados serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os finalistas da quarta fase poderão ser convidados para o treinamento da Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que será realizada em Pequim.