Ao longo dos seus 32 anos de emancipação política, apenas duas grandes figuras se consolidaram como lideranças políticas na cidade de Canavieira, localizada no centro-sul do estado do Piauí. Desde a emancipação da cidade em 1992, José Donato de Araújo Neto ( Zé Nordeste) e Joan Rocha de Albuquerque têm sido os principais nomes na política local, cada um com trajetórias marcantes e significativas.
José Donato de Araújo Neto: O Pioneiro
José Donato de Araújo Neto, ainda jovem, destacou-se como o primeiro prefeito de Canavieira, governando de 1993 a 1996. Iniciando sua trajetória política com vigor, Zé Donato conseguiu emplacar seu aliado, Joaquim Antônio Ribeiro, como sucessor no mandato seguinte, que administrou a cidade de 1997 a 2000, uma administração cautelosa mais que não gerou fruto para construção de uma nova liderança na cidade. .
Após esse período, Zé Nordeste, como é popularmente conhecido, voltou à prefeitura para dois mandatos consecutivos de 2001 a 2004 e 2005 a 2008. Em 2008, ao final de seu segundo mandato, ele transferiu o cargo para seu vice-prefeito, Elias Lima Cruz, e se candidatou à prefeitura de Bertolínia, onde foi eleito. Mesmo durante sua ausência, Zé Nordeste continuou influente na política local.
Joan Rocha: A Nova Força Política
Em meio à transição de Zé Nordeste para Bertolínia, surgiu uma nova liderança: Joan Rocha. Ele venceu as eleições de 2009 -2012 para seu primeiro mandato. Apesar de sua administração e não ter conseguido se estabilizar inicialmente, perdendo as eleições seguintes em 2012 para Elvina Borges da Mota Andrade( Gadocha) , uma aliada de Zé Nordeste que administrou de 2013 a 2016, o que evidenciava a liderança de Zé Nordeste na época ., Joan Rocha voltou a se destacar uma vez que Gadocha , por sua vez, também não conseguiu consolidar uma liderança forte, o que abriu caminho para o retorno de Joan Rocha ao poder . Ele foi eleito novamente e governou Canavieira por dois mandatos consecutivos de 2017 a aos dias atuais. Já neste ano de 2024, impossibilitado de se candidatar novamente, lei da reeleição , Joan Rocha apoiou sua sobrinha, Erika Albuquerque, que venceu a eleição em uma disputa quente contra Zé Nordeste, que tentava retornar ao poder, depois de um longo tempo afastado.
Erika Albuquerque: A Nova Prefeita para 2025 a 2028
Erika Albuquerque foi eleita prefeita de Canavieira para o mandato de 2025 a 2028, representando uma nova geração na política local, mas ainda ligada às raízes políticas de sua família, o prefeito Joan Rocha . Sua eleição marcou um novo capítulo na história política de Canavieira, mostrando que as dinâmicas de poder na cidade continuam evoluindo.
Essas duas lideranças, José Donato de Araújo Neto e Joan Rocha, tiveram suas importâncias na construção e na formação política e administrativa de Canavieira. Suas trajetórias ilustram a complexa e dinâmica política local, onde alianças e rivalidades moldaram o desenvolvimento da cidade ao longo das últimas três décadas. Nesses 32 anos da administração pública de Canavieira, muitos nomes já se apresentaram, buscando uma aceitação popular na busca de lideranças de grupos, que não obtiveram sucesso.
A cada eleição sejana esfera municipal, estadual e federal o embate acontece.
Mín. 21° Máx. 34°