A Secretaria das Mulheres (Sempi) realizou, na manhã desta sexta-feira (27), a entrega de certificados para participantes do Programa Qualifica Piauí, na Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Teresina.Durante um mês, trinta e sete mulheres participaram dos cursos de cabeleireiro básico e corte e costura.
Os cursos foram ofertados pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com a Sempi, e ministrados na unidade móvel do Programa, estacionada ao lado da CMB.
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, ressaltou a importância da qualificação na vida das participantes.
Para a instrutora do curso de cabeleireiro básico, Socorro Costa, a qualificação já está rendendo bons resultados e impulsionando mulheres a divulgarem seus trabalhos. “É muito gratificante participar deste momento de conclusão, todas as alunas são muito dedicadas. Temos uma aluna que já está trabalhando na área que se profissionalizou e utiliza as redes sociais para divulgar seu trabalho”, ressaltou.
Segundo o superintendente de Trabalho, Renda e Inclusão Social, José Barros, a certificação realizada na Casa da Mulher Brasileira foi uma ação simbólica, mas através da qualificação é possível reduzir a distância com o mercado de trabalho. “Os cursos promovem também a socialização e o levante da autoestima de cada uma delas”, comentou.
Cursos do Programa Qualifica Piauí
Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos de qualificação profissional, nas seguintes áreas: corte e costura e cabeleireiro básico. As inscrições vão até o dia 4 de outubro e podem ser realizadas na sede da CMB, localizada na Avenida Roraima, n° 2563, bairro Aeroporto, em Teresina.
Sobre o Programa Qualifica
O Programa Qualifica é uma importante ação do Governo do Estado que visa promover a qualificação social e profissional de trabalhadores, priorizando as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O programa cria oportunidades para a geração de trabalho, emprego e renda, assim contribuindo com a conquista da emancipação financeira e social na vida dessas mulheres.
Mín. 25° Máx. 40°