A seleção portuguesa divulgou nesta terça-feira os jogadores convocados para a Eurocopa de 2024, e para pouca surpresa, Cristiano Ronaldo lidera a lista. Esta será a sexta Eurocopa do astro, que aos 39 anos pode estar disputando sua última competição pela equipe nacional. O torneio, marcado para acontecer entre 14 de junho e 14 de julho, promete ser mais um palco para as façanhas do jogador que detém diversos recordes europeus. Com 14 gols em 25 partidas, Ronaldo é o líder indiscutível em gols, jogos e participações na história da Eurocopa.
Além de seus feitos individuais, Cristiano Ronaldo é creditado por transformar o panorama do futebol em Portugal. Antes de sua era, o país tinha participado de apenas três Euros em 11 edições. Com Ronaldo, essa estatística saltou para seis em seis. Na Copa do Mundo, o impacto é igualmente impressionante, com cinco participações em cinco torneios possíveis, em comparação com as três em 17 antes da era CR7.
Confira a convocação de Portugal:
Goleiros: Diogo Costa (Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma)
Defensores: António Silva (Benfica), Danilo Pereira (PSG), Diogo Dalot (Manchester United), Gonçalo Inácio (Sporting), João Cancelo (Barcelona), Nélson Semedo (Wolverhampton), Nuno Mendes (PSG), Pepe (Porto) e Rúben Dias (Manchester City).
Meio-campistas: Bruno Fernandes (Manchester United), João Neves (Benfica), João Palhinha (Fulham), Otávio (Al-Nassr), Rúben Neves (Al-Hilal) e Vitinha (PSG).
Atacantes: Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Al-Nassr), Diogo Jota (Liverpool), Francisco Conceição (Porto), Gonçalo Ramos (PSG), João Félix (Barcelona), Pedro Neto (Wolverhampton) e Rafael Leão (Milan)