O Centro Educacional de Tempo Integral Mariano José Roberto da rede estadual no município de Canavieira , está realizando nesta manhã a Prova SAEB 2023 com alunos do terceiro ano do ensino Médio.
Além de um ambiente temático, antes da prova os alunos participaram de um vasto café da manhã na área de alimentação da escola. Informações do diretor do CETI, o professor Gilvan de Sousa Sá a ideia foi de promover uma momento “relax” aos alunos , tirando toda tensão comum a todos as vésperas de uma avaliação.
A Prova SAEB, ou Sistema de Avaliação da Educação Básica, é um conjunto de avaliações que ajudam a entender como está a educação nas escolas. É como um check-up para saber como os estudantes estão aprendendo e o que pode estar influenciando no desempenho deles.
Através de testes e perguntas, aplicados a cada dois anos nas escolas públicas e algumas escolas privadas, o SAEB mostra o quanto os estudantes aprenderam e explica esses resultados usando informações sobre o ambiente da escola. Os resultados dessa avaliação mostram como está o ensino no Brasil e ajudam a criar e melhorar as políticas de educação, usando informações concretas.
As notas dos estudantes que são registradas no SAEB, junto com os dados sobre aprovação, repetição e desistência, que são registrados no Censo Escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse índice é uma maneira de medir como está a educação no município.
Para o CETI Mariano José Roberto a meta é atingir os 4.7 no IDEB.
Eduarda Andrade , está confiante e afirma que o empenho da rede, composta por Governo,Seduc, GRE"s , direção , professores tem sido importante para o aprimoramento do conhecimento e colocação da educação de Canavieira em evidências.
O Diagnostico realizado na Prova SAEB, mais do que avaliar a escola pública, a função é direcionar políticas públicas para a melhoria da qualidade do aprendizado.
“O importante não é a competição, esse ranking que se cria em torno da nota. O importante é que os alunos se mobilizem para que suas escolas e suas redes aprendam mais, e com isso garantem uma nota melhor. O legal é observar que, por trás dessa nota, existe um resultado pedagógico”, afirma a aluna Beatriz . “Então, estamos tendo mais oportunidade para aprender, a ler mais e a ler melhor, aprender a fazer cálculos, lidar com situações-problema, de uma forma que, antes, a gente não olhava. Com um possivel resultado positivo poderemos estar impulsionado as lideranças a trabalharem mais, em função de uma aprendizagem melhor. Esse é o grande resultado dessa avaliação, fazer com que nós alunos aprendamos mais”,
VEJA MAIS FOTOS
Mín. 21° Máx. 34°